Não pule etapas, começe do jeito certo!

stickers_helichase

Depois de responder muitos e muitos emails, mensagens e publicações do facebook, resolvi escrever um pouco algumas recomendações do que fazer para começar nesse hobby tão difícil, onde as informações estão espalhadas e difíceis de encontrar.

O objetivo deste artigo é fazer você entender o que precisa fazer e como precisa pensar para entrar e se divertir nesse hobby maravilhoso.

Começe vendo este vídeo e logo abaixo falaremos dele:

Mensagem do vídeo: “Começe aos poucos, não pule etapas”…

Não fique empolgado depois de ver esse vídeo e já saia por aí comprando helicópteros da E-Sky!! Termine de ler esta publicação primeiro, para entender um pouco mais do assunto.

Como vimos no vídeo, um dos rapazes ficou chateado em ter que comprar um “pequeno” modelo, e já quis logo começar com um “grandão”… Isso não é só no vídeo, acontece muito no mundo do modelismo, e as consequências são as mesmas do vídeo, dificulta o aprendizado, coloca em risco o piloto e pessoas por perto e dependendo do caso, faz com que a pessoa desistir.

As recomendações abaixo são todas pessoais. Se você concorda ou discorda, ficarei feliz em trocar comentários com você no final deste artigo.

É fácil pilotar um Helimodelo?

 Pilotar um Helimodelo não é andar de bicicleta!

Não adianta querer comprar um modelo grande e achar que vai sair pilotando por aí, isso não é verdade. O fato é que modelos maiores são realmente mais estáveis, porém são mais perigosos e mais caros para dar manutenção e consertar.

 Voar um Helimodelo = Tocar bateria

Todo mundo acha que para tocar bateria, basta pegar as baquetas e sair emitindo sons, quando na verdade exige uma coordenação motora absurda. Assim também é no modelismo, você precisa de muita concentração e coordenação nos movimentos.

Quando o modelo está de frente pra você, os comando são invertidos. O comando de esquerda, na verdade da ordem para o modelo ir para direita. Quando o modelo está virado para a direita, o comando de esquerda, vai fazer ele se afastar de você, e o comando de direita vai fazer ir pra frente… Complicado não ? Agora imagina ter que pensar nisso enquanto você faz curvas, loops, e manobras ?

Obviamente que você não pensa antes de dar o comando, simplesmente você executa. Isso acontece por causa dos treinos, pois seu cerebro consegue interpretar e saber o que fazer na hora certa. Por isso tem que começar de vagar, pelos movimentos mais básicos, até começar a “pensar” naturalmente.

Voar um Helimodelo = Arma

Se você ainda não leu, sugiro ir agora para o link: helimodelos.com/2012/08/cuidado-helimodelos-nao-sao-brinquedos/.

Tirando os modelos InDoor, não existe tamanho seguro para voar nenhum aeromodelo. Os motores são bem fortes e as hélices e pás são bem afiadas, ainda mais em alta rotação.

Todo cuidado é pouco. Por isso o recomendado é ir para um clube próprio, ou para um lugar bem aberto e longe de tudo e todos.

E agora ? Por onde eu começo ?

1) Noção de vôo

Primeiro você precisa pegar a noção e coordenação para tirar o modelo do chão. Você pode fazer isso de três formas: Pagar aulas com um instrutor, iniciar no simulador e/ou adquirir um micro heli.

Você pode fazer as três coisas, mas pelo menos uma delas. Eu gosto muito de recomendar o V911 (micro heli), recomendo ele bem mais do que simuladores, pois o heli é muito estável e resistênte, facilitando o aprendizado. Você pode adquirir o modelo em: http://lojahelimodelos.com/novo-v911-rtf (modelo com radio mais novo) ou http://lojahelimodelos.com/v911-rtf (modelo tradicional)

NOTA: Heli coaxial é muito diferente de heli de passo fixo. Se você quer seguir no hobby e pretende pegar modelos maiores, esqueça esses modelos coaxiais (os que tem dois rotores um em cima do outro.)

DICA: O youtube pode te ajudar muito, com muitos vídeos e aulas ensinando a voar… Veja também em: http://helimodelos.com/2013/01/aprenda-a-voar-no-simulador-aulas-de-helimodelismo-com-eduardo-vallim-e-eric-valeriano/

2) Conheçendo o equipamento – Modelo 450

Depois que você dominar seu pequeno modelo, seja ele de verdade ou no simulador, você está tecnicamente apto para tentar tirar um 450 do chão.

Antes disso, você precisa saber no que está mexendo. Você só vai saber que alguma coisa está errada, seja por barulho, ou por parafuso fora do lugar, se você souber como montar e consertar.

Não precisa ficar preocupado. A Helimodelos.com preparou mais de 12 horas de aula (são 2 montagens completas para auxiliar você). As aulas podem ser vistas aqui: http://helimodelos.com/2012/11/ja-disponivel-a-2a-edicao-do-passo-a-passo-de-montagem-do-copterx-450-se-v2/http://helimodelos.com/2012/08/passo-a-passo-completo-da-montagem-de-um-clone-450-em-video/

O kit pode ser encontrado na loja virtual em http://lojahelimodelos.com/kit-copterx-e-eletronica-completa ou pode pegar da marca TAROT: http://lojahelimodelos.com/tarot-450-sport-with-eletronic ou a lista de peças para comprar no exterior em: http://helimodelos.com/2012/08/lista-de-pecas-e-recomendacoes-para-montar-sozinho-um-modelo-completo-hk-450/

3) Voando um 450

Voar um 450 pode não ser tão simples quanto voar um Solo Pro. É bem mais arisco e rápido nas manobras, o que pode dificultar a vida dos iniciantes.

Um “X de Treino” pode ser seu grande amigo, evitando pequenas quedas logo no início.

4) Lugar e treino apropiado

Agora que já tem seu modelo e tem as noções básicas, você deve procurar por um clube de vôo, onde vai encontrar um lugar com espaço apropiado para treinar e também fará novos amigos no hobby, onde poderá trocar idéias, dicas e aprender muitas coisas.

Então,

Como falei lá em cima, tudo que eu disse aqui, foi uma opnião minha. Espero ter ajudado quem está começando agora e fico a disposição para tirar dúvidas e trocar idéias :)



Leia também:

Comentários pelo Facebook:

Tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

18 Responses to Não pule etapas, começe do jeito certo!

  1. rafael says:

    gostei eu ainda nao pegei meu heli vou pegar essa semana comprei um blade sr to começando mas ja voei em 3 simuladores diferentes e so percebi que fazer manobra de começo e dificil mas o voo e comandos e facil pois o ser humano tem memoria muscular que reagir ou agir de certa forma em certa situação e algo automatico e isso e o que auxilia as pessoas pena que para ter isso tem que treina muito sem contar que pilotar um heli e dificil por ele ter o voo de uma libelula o que torna o voo dele para todos os lados . antes de eu começar isso eu sonhei muito to com isso desde 2012 ja li vario artigos ja vi vario videos e agora que ja lutei por tudo isso so espero fazer um bom primeiro voo .

  2. Wilson Rcf says:

    discordo, o modelo maior é muito mais facil de controlar. melhor começar pelo modelo maior e um professor. foi assim que comecei. muito mais facil, na outra vez que tentei com um heli pequeno foi um fracasso, muito instavel. para isso tem o simulador antes.

  3. Discordo… Pegando um heli pequeno e resistente como o v911, seguido por um simulador, tentar um 450 com X de treino é beeem mais barato se você considerar um heli 600 + instrutor… Sem contar que uma lenha de um 600 quase paga um 450 inteiro. Muitos já começaram assim, e vem dando certo… Funciona com uns, e não funciona com outros, depende da pessoa mesmo.

  4. Jorge says:

    Comprei um Thunder 18, o que vocês acham para começo???

    • Rafael Biriba says:

      Não por se tratar de um heli coaxial, como explico na publicação acima. O ideal é você pegar um heli de passo fixo com 4 canais, como o V911, o que vai te dar orientação e bons treinos para pegar um heli maior.

      Você voando esse Thunder 18, ao pegar um heli como o V911, o voo é completamente diferente, a começar pelo controle de cauda que não tem no coaxial.

  5. Edinei Ricardo says:

    Olha pesquisei muito e meu primeiro foi o 911. Sofri um pouco mais ele aguentou, agora estou fera dentro de casa, desviando de tudo. Foi a melhor escolha. barato, arisco e desafiador. Ou vc destroca ele ou passa no teste para maiores. Eu auero um 450 mas é caro pra xuxu.

    • Rafael Biriba says:

      Dominando bem um V911, em todas as direções inclusive de frente, já está apto a pegar um 450. Se ainda não tiver seguro, pode tentar um simulador.

  6. Hugo Correa says:

    Ola amigo, parabéns pela iniciativa, para nós que estamos começando é muito importante termos quantas informações pudermos, acredito que das duas maneiras são válidas porem a maneira que o Wilson Rcf citou seja mais caro, portanto para um iniciante, no meu caso, com grana curta, seria menos custoso da maneira como você citou. já estou pesquisando a algum tempo, mas ainda não encontrei melhor modelo para iniciar do que o V911, mas ainda acho um pouco caro, embora importa-lo seja mais barato, ainda não estou muito familiarizado e por isso sou receoso quanto a isso, mas estou pensando em arriscar e gostaria da sua opinião. Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

  7. Marcelo Guimaraes says:

    Boa noite, deixei um e-mail pra voce, depois quando puder, da uma olhada lá.
    cara, parabens pelo site, tirou muitas duvidas minha, estou começando agora e quero fazer a coisa certa kkkk…

  8. Junior says:

    Boa tarde amigo, parabens pelo site, muito bom mesmo, tem me ajudado bastante.
    Quero iniciar nessa area, andei pesquisando, qual a diferença entre V911, V912 e V913 ? Eu como INICIANTE posso comprar um V912 ou V913 ? Será que vou apanhar muito pra aprender? Voces vendem o V912 e V913 ?

    • Rafael Biriba says:

      A ideia é pegar um V911 que é um otimo custo beneficio, treinar muito e já partir pra um de classe 450 (recomendo o Tarot 450). Esquece esses V922, 933, 944, 955… Vão ser tudo brinquedos até você pegar um modelo adequado (depois de aprender a voar é claro). Recomendo um simulador também pra PC.

  9. Paulo Cesar says:

    Parabens pelo Site, muito bom!
    Vi o pessoal falando bastante dessa indicação sua ai do V911, tbm gostei bastante dele.
    Vou comprar um V911 pra começar vcs tem um preço legal, o radio do V911 funciona no v912 ?

  10. Marcos says:

    OLA AMIGO MUITO LEGAL SEU POST, EU COMECEI COM DRONE MAIS SEM GPS A UMA SEMANA PEGUEI UM MES PEGUEI UM V911 E UM V 912 JA ESTOU DOMINANDO O V912, AGORA ESTOU QUERENDO PEGAR UM HELI BACANA ESTOU EM DUVIDAS ENTRE O 250 OU 450 O Q VC ACHA

  11. Emerson says:

    O que me falam do v 913?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>